Negócios e conhecimento de 11 países dão o tom à BITS

Aguardada por profissionais e empresas nacionais e

internacionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a BITS − Business IT South America, entre os dias 10 e 12 de maio, das 10h às 20h, reunirá mais de 215 expositores de 11 países (Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Índia, China, Coreia, Taiwan, Argentina, Bulgária, Colômbia e Brasil). Promoverá rodadas de negócios com 160 empresas europeias, latino-americanas, taiwanesas e brasileiras. A BITS é promovida pela alemã Deutsche Messe, por meio de sua subsidiária no Brasil, a Hannover Fairs Sulamérica, e pela Federação e Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS).

A primeira edição da BITS dará ênfase aos seguintes setores de exposição: Business TI e infraestrutura de TI; Bancos e finanças; Comunicações B2B; Internet 2.0; Navegação, Transportes e Logística; Setor Público; Fóruns - área de geração de novos negócios, salão central e fórum; Conferências; Distribuição e revendas; Telecom e móbile; Software e serviços. Em conjunto com a exposição, a programação paralela da BITS terá como foco finanças, governo, indústria, varejo e telecomunicações.

Para impulsionar os negócios entre empresas brasileiras e internacionais, o Centro Internacional de Negócios da FIERGS realizará rodadas de negócios durante a BITS. "O objetivo é aproximar os interesses de empresários que buscam novos mercados e ampliar suas vendas, além de realizar parcerias e joint ventures", afirma o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Paulo Tigre.

As Rodadas de Negócios Al-Invest, nos dias 10 e 11 de maio, contarão com 130 empresas brasileiras e internacionais do segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Destas, 27 são europeias, 36 da América Latina e 67 brasileiras, provenientes da Alemanha, Bulgária, Portugal, Suécia, México, Polônia, Romênia, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai e El Salvador. A maioria tem interesse em softwares e serviços, tais como aplicativos de celular, sistemas para bancos e plataformas móveis. A iniciativa ocorre no âmbito do Programa Al-Invest, financiado pela Comissão Europeia. Já no dia 12 de maio estão programadas rodadas de negócios com Taiwan. Serão 10 empresas do país asiático e 18 do Brasil.

O Centro Internacional de Negócios da FIERGS, por meio do Programa Al-Invest IV, realizará também o seminário "Open Innovation na América Latina", no dia 10 de maio. Com o apoio da Rede Europeia Open Innovation Strategy and Policy Group (OISPG), o evento será organizado em um seminário e uma mesa-redonda para discutir os seguintes temas: programas nacionais (União Europeia e América Latina) para o fomento de inovação nos negócios, pesquisas e modelos de cooperação em políticas governamentais (ponto de vista dos clusters e das parcerias público-privadas em Open Innovation) e oportunidades de cooperação União Europeia e América Latina.

O evento tem a cooperação da Converge Comunicações e de associações das indústrias de TI, da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) e Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul).

Publicado sexta-feira, 6 de Maio de 2011 - 0h00