Você está aqui

O maior especialista em Metrologia 3D, Stephen Kyle, da University College of London, participou nesta quarta-feira (6) do Workshop Internacional de Metrologia 3D promovido pelo Senai-RS e realizado no Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica. Kyle, pesquisador sênior da UCL, é engenheiro especialista em metrologia 3D, com mais de 70 publicações na área, explicou que houve uma grande evolução na indústria. “Antes as peças eram fabricadas e depois medidas. Com a indústria 4.0 esta tecnologia passa a integrar o processo de produção, chegando ao final com todas as medidas mais precisas”. Usada para medir grandes volumes, a metrologia 3D é aplicada no setor automobilístico, aeronáutico e em suas cadeias, além de na construção civil.


O evento, que reuniu representantes de indústrias, teve como objetivo apresentar a aplicação da metrologia 3D e mostrar como o Instituto Senai pode auxiliar estas empresas. “Temos hoje os equipamentos mais modernos de metrologia 3D do Brasil: o laser scanner e laser tracker, além de gente especializada”, destacou o gerente de operações do Instituto, Victor Gomes. Kyle lembrou que o Brasil tem um grande potencial de desenvolvimento nesta área, e que o Senai está sendo o fomentador. Além da UCL, o Senai-RS conta com parceria de cooperação na área com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Universidade Federal de Minas Gerais. 

O workshop também teve palestra da pesquisadora da UCL Victoria Stephenson, que falou sobre a aplicação da metrologia 3D em estruturas e infraestrutura e o pesquisador-chefe do ISI, Vitor Nardelli, que abordou a aplicação industrial.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quarta-feira, 6 de Dezembro de 2017 - 16h16