Rio Grande do Sul lidera mobilização pela inovação

O desenvolvimento sustentado é resultado do binômio educação e inovação, lembrou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Paulo Tigre, na abertura oficial do 2º Congresso Internacional de Inovação, promovido pelo Sistema FIERGS, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RS). Tigre citou o Encontro Nacional da Indústria, realizado na última semana, em Brasília, quando foi definida a Carta da Indústria 2009, e afirmou: "É necessário radicalizar na educação. A indústria e o Brasil que sonhamos demandam educação de qualidade. Isto é fundamental para a cidadania e para a formação de uma indústria inovadora e competitiva".

Neste contexto nacional, conforme o industrial, destaca-se o que ocorre no Estado. "O Sistema FIERGS elegeu 2009 como o Ano da Inovação. Lançamos o movimento Inovar para Crescer. E, através de um trabalho conjunto com o Governo do Estado e a Assembléia Legislativa, chegamos à edição da Lei Estadual de Inovação, hoje regulamentada", disse. Ao concluir seu pronunciamento, o presidente da FIERGS afirmou: "Pode-se dizer que essa história passa a ser escrita em realidade aumentada, pois se tudo começou com o charque, agora iremos além do chip".

O diretor de Operações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Luchesi, anunciou a criação da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) no Rio Grande do Sul. Segundo ele, é o primeiro núcleo estadual a ser lançado. No total, serão 20, e 15 em associações setoriais. "A inovação é a chave para a competitividade. E com a crise, há um acirramento da competição", afirmou ele. Luchesi destacou que hoje ainda é baixo o número de patentes industriais no País, assim como de doutores em ciência e tecnologia. "Mais do que isso, enquanto a China conta com mais de 40% de jovens em universidades, no Brasil este número é de somente 10%. E essa é uma flagrante desvantagem", ressaltou. "O objetivo do MEI é fazer da inovação seu tema central e aumentar ainda mais seu protagonismo no cenário do Brasil", concluiu.

Anunciando a regulamentação da Lei da Inovação, a governadora Yeda Crusius destacou, em seu pronunciamento, que a legislação será um componente financeiro e fiscal para dinamizar o processo e sermos mais avançados. Ela elogiou a iniciativa dos empresários, salientando que este é mais um passo pelo desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul. "Esta lei dará continuidade à transformação do nosso Estado, para que se torne o maior e mais qualificado celeiro de modernização tecnológica do País".

O 2º Congresso Internacional de Inovação conta com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), PUCRS, Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Marcopolo, Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SCT-RS), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), CEEE e Banco do Brasil.

Publicado segunda-feira, 23 de Novembro de 2009 - 0h00